Se quiser tornar-se um autor auto-publicado de sucesso, não basta escrever um livro, é preciso também ter conhecimentos práticos de marketing. Precisa de saber (ou aprender) como apresentar os seus livros ao seu público de uma forma que se relacione com eles e os leve a prestar atenção.
Tem talento para escrever, mas falta-lhe habilidade de marketing? Não se preocupe. Se quer realmente auto-publicar, pode aprender rapidamente estratégias básicas de marketing e começar a usá-las para promover o seu trabalho e a sua marca de autor.
1-Identificar o seu perfil de leitor
Se quiser promover o seu livro de forma eficaz, comece por ser claro sobre quem é o seu público-alvo.
A identificação do seu leitor ideal é um passo essencial no desenvolvimento de um plano de marketing. Como descreve os seus leitores? Quem são eles?
Responda às seguintes perguntas para definir a demografia do seu público-alvo:
- Onde trabalham os seus leitores ideais?
- Quantos anos têm?
- Em que países vivem?
- Que línguas falam?
- Em que campos trabalham?
- São casados ou solteiros?
- Eles têm filhos ou não?
- Qual é o seu nível de rendimento e/ou educação?
A seguir, defina os psicógrafos dos seus leitores ideais. Analisar as suas atitudes, princípios, crenças, actividades e interesses e descrever os seus traços de personalidade, estilo de vida e classe social.
Assim que conhecer melhor o seu leitor ideal, terá uma ideia dos canais de marketing que deve utilizar e do conteúdo que deve criar. Encontrará a abordagem certa para publicitar o seu livro e impulsionar os seus esforços de marketing.
2-Criar um website profissional
Todos os escritores devem ter um website concebido profissionalmente. Por isso, se não tiver um sítio web, deve colocá-lo no topo da sua lista. Servirá como o seu cartão de visita, a sua base de operações e uma fonte de publicidade gratuita.
Quando as pessoas descobrem um novo produto, olham para o website do fabricante. Quando vêem um anúncio de um novo livro, tendem a procurar informação adicional sobre o autor na Internet. Se não encontrarem informação, podem duvidar da credibilidade do autor.
Assim, se quiser ser notado, desenhe um website visualmente apelativo e optimizado em SEO para se ligar ao seu público-alvo. Pode fazer isto sem codificar conhecimentos ou grandes investimentos:
Escolher uma plataforma de criação de sítios web. Wix, Squarespace ou WordPress são óptimas opções livres a considerar.
- Escolha um design para o seu sítio web que o agrade tanto a si como autor como aos seus leitores.
- Criar conteúdo para a página “Sobre o autor”. Escolha cuidadosamente as suas palavras: o seu texto deve mostrar-lhe que se apresenta eficazmente e que se liga ao seu público.
- Optimize o seu conteúdo para SEO. Certifique-se de que o seu texto contém palavras-chave relevantes tais como o seu nome, o nome do seu livro, bem como palavras-chave específicas do seu nicho (por exemplo “autor de ficção”, “livros de auto-desenvolvimento”, “romances de terror”, etc.).
- Instalar o plugin Yoast SEO e seguir as instruções que ele lhe dá: escrever meta descrições, etiquetas de título e optimizar outros elementos da página.
- Carregue a sua fotografia e adicione outros elementos visuais ao seu website profissional para captar a atenção dos seus visitantes.
Parece-lhe uma tarefa assustadora? Não entrem em pânico. Não é tão difícil como parece. As modernas plataformas, plugins e ferramentas de criação de sítios web têm interfaces intuitivas e fáceis de utilizar. Deve ser relativamente fácil para si levantar-se e funcionar em pouco tempo.
Quebrar a grande tarefa “criar um website” em tarefas menores, tais como “escolher uma plataforma” e “escolher um tema”. Visar completar estas tarefas, uma de cada vez, no prazo de duas semanas. Isto permitir-lhe-á conceber um website rapidamente sem se stressar.
3-Aproveitar o poder das redes sociais
Se quiser ligar-se aos seus leitores, comece por aumentar a sua presença nas redes sociais.
Pode continuar a usar as suas contas pessoais nos meios de comunicação social para promover o seu trabalho, mas para construir a sua marca de autor, é importante criar novas contas que reflictam a sua marca e identidade comercial.
Note que não precisa de estar presente em todas as plataformas de comunicação social existentes. De facto, deve concentrar os seus esforços de marketing apenas nas redes que são populares entre os seus leitores.
Por exemplo, se escrever livros de decoração para casa, poderá querer aumentar a sua presença na Pinterest e Instagram. E se escrevesse sobre política, concentrar-se-ia no Twitter e no LinkedIn.
Muitos autores auto-publicantes não aumentam a sua presença nas redes sociais simplesmente porque não sabem que tipo de conteúdo criar. Para envolver o seu público, deverá desenvolver e partilhar os seguintes tipos de conteúdos:
- Fotografias e vídeos nos bastidores. Mostre aos seus seguidores as diferentes fases do processo de publicação. Deixe-os ver o esforço e o cuidado que coloca na publicação de um livro que faz os seus leitores felizes.
- Como fazer. Partilhar dicas de escrita úteis para aumentar o envolvimento.
- Contos (para escritores de ficção): Como surgiu o nome do protagonista? Considerou outros finais de história para o seu livro recém-publicado? Partilhe as suas histórias pessoais e outros segredos “internos” para intrigar os seus leitores.
- Factos interessantes (para escritores de não-ficção). Se escrever livros sobre perda de peso, escreva um post sobre as propriedades sanitárias de um alimento específico ou sobre os benefícios revelados num novo estudo. Esse conteúdo será útil e relevante para o seu público-alvo.
- Transmissões ao vivo no Facebook ou Instagram. Fale sobre os seus livros publicados e projectos de escrita futuros. Ou falar sobre eventos que estão actualmente a ter lugar no seu género.
4-Sabe o que é um conteúdo gerado pelo utilizador?
O conteúdo gerado pelo utilizador é qualquer tipo de conteúdo criado e publicado pelos seus leitores e fãs.
As críticas positivas e numerosas são vitais, por isso encorajem os vossos leitores a escrever resenhas de livros e a etiquetar-vos nas redes sociais. Poderá então analisar estas revisões e escolher a melhor para partilhar no seu sítio web.
As opiniões dos leitores podem ser mais eficazes do que os anúncios pagos. Assim, encorajar críticas honestas pode ajudar a aumentar as vendas dos seus livros.
Aqui estão mais alguns exemplos de conteúdos gerados pelo utilizador (mas use a sua imaginação para pensar em outras formas de envolver os seus leitores):
- Peça aos leitores para carregarem fotografias de si próprios lendo o seu livro, ou para tirarem fotografias “Instagram-worthy” do seu livro em certos cenários.
- Motivar os leitores a criar conteúdo (fotos, vídeos) durante certas partes da viagem de compra (anotar o seu livro na sua lista de “leitura obrigatória”, ver o seu livro em exposição numa livraria, a excitação ou sensação de o tirar do saco depois de o comprar, um canto de leitura acolhedor onde planeiam desfrutar do seu livro).
- Encorajar as pessoas a partilhar as suas experiências – ou recriar os seus próprios – espaços físicos e eventos de desempacotamento.
- Pedir aos leitores que criem obras de arte, imagens ou vídeos em troca de um prémio.
- Se quiser aumentar os seus esforços de marketing, crie a sua própria hashtag ou algumas e peça aos seus leitores que as utilizem. Ajudá-lo-á a manter-se a par das novas críticas e a construir buzz para o seu livro.
- O grande aspecto do conteúdo gerado pelo utilizador é que ele constrói lealdade e comunidade. Quando partilha as mensagens dos seus leitores, fá-los sentir-se valorizados e importantes. Isto ajuda-o a ligar-se ao seu público a um nível emocional mais profundo e motiva mais leitores a partilharem as suas opiniões e a escreverem críticas positivas.
5-Colabore com bloggers e influenciadores na sua área temática
Se quiser que mais pessoas saibam sobre o seu livro, considere a possibilidade de recrutar a ajuda de blogueiros e influenciadores. Podem apresentar o seu livro ao seu público-alvo e ajudá-lo a fazer as suas primeiras vendas.
Quem são os influenciadores certos a visar? Depende do tipo de livros que se escreve. Se é um escritor de ficção, deve fazer parcerias com clubes de leitura, resenhas profissionais (editoras), resenhas de consumidores (leitores) e os chamados “fãs de livros”.
Se é um escritor de não-ficção, deve colaborar com influenciadores que criam conteúdos para o seu nicho e têm pelo menos 5K seguidores reais. Por exemplo, se escrever livros sobre arte abstracta, poderá visar artistas e influenciadores no negócio da arte.
Influencer marketing” é considerado uma das tácticas de marketing mais eficazes. Portanto, se quiser obter resultados de marketing rápidos, não hesite em experimentá-lo.
6-Apaixone-se pela capa do seu livro
As pessoas julgam sempre um livro pela sua capa. Assim, se quiser que as pessoas procurem o seu livro numa prateleira e o comprem, deve ter uma capa profissional e convincente.
Se não tiver os conhecimentos necessários em design gráfico, a Colorprinter tem uma equipa de designers e ilustradores que irão criar uma capa para o seu livro que o hipnotizará e o fará sobressair do resto dos livros.
Tenha em mente que, ao trabalhar no desenho da capa do seu livro, deve ater-se às expectativas do género. Por exemplo, se escrever livros de horror, procure os best-sellers para os pontos comuns no design e na fonte.
7-Escrever posts de convidados
Outra forma de fazer com que os leitores conheçam o seu livro é começar a escrever e a enviar mensagens convidadas.
Procure blogues especializados que aceitem mensagens de convidados e contacte-os. Ofereça um tópico interessante que satisfaça tanto os requisitos de conteúdo do blog como os seus objectivos promocionais.
Quando escrever um post, faça uma menção relevante do seu livro ou do seu nome e acrescente um link para o seu sítio web. Os visitantes do blogue podem clicar neste link e visitar o seu website para saber mais sobre si como autor e sobre o seu livro.
Desta forma, conduzirá o tráfego para o seu website e melhorará a sua classificação. Com o tempo, isto irá aumentar a capacidade de descoberta do seu livro e ajudá-lo a impulsionar as vendas.
Lembre-se, quanto mais estratégias aplicar, maiores serão as suas hipóteses de sucesso.
Graças às novas tecnologias, qualquer escritor disposto pode tornar-se um autor auto-publicado e publicar os seus livros sem a necessidade de agentes ou editoras.
E graças às tácticas de marketing de hoje, os autores podem esforçar-se por fazer do seu livro um best-seller.
Já tem as bases para começar a comercializar o seu livro, por isso comece por criar um website e aumentar a sua presença nas redes sociais. A utilização destas dicas, uma a uma, ajudará o seu livro a chegar a mais leitores.