Marketing de catálogos. Como pode beneficiar o seu negócio?

Marketing de catálogos para empresas.

Ainda não está familiarizado com o potencial do marketing de catálogos? Neste artigo vamos detalhar como pode utilizar os catálogos de uma forma que lhe permita ligar-se aos seus potenciais clientes e o ajude a apresentar os seus produtos e serviços.

A investigação mostra que os consumidores gostam de ler catálogos, e é por isso que passam tempo com eles. De facto, o tempo médio gasto a olhar para um catálogo é pouco mais de 15 minutos e os consumidores tendem a retê-los durante várias semanas.

Mesmo num mundo onde tudo é digital, o marketing por catálogo impresso continua a ser uma das formas mais eficazes de publicitar e chegar aos seus clientes, onde quer que estes se encontrem.

Eis porque é que o marketing por catálogo pode apoiar as suas estratégias actuais e os benefícios que traz.

1- Oferecer uma experiência multi-canal

A experiência de compra tornou-se enorme. Mesmo as empresas online-only, que costumavam negligenciar a publicidade impressa, recorreram à impressão para melhor se ligarem aos seus potenciais clientes.

Através de histórias e imagens, os catálogos levam as pessoas numa viagem. Cada página é uma aventura.

Os catálogos são também uma poderosa ferramenta de retenção de clientes, uma vez que é mais provável que as pessoas os leiam e os guardem para referência futura.

Não só fornecem o poder concentrado do correio directo, como também se tornaram parte integrante de uma campanha omni-canal.

Ao levar os clientes a experiências digitais, eles criam consciência e inspiram os consumidores a comprar através de outros canais. Estudos mostram que os catálogos são mais bem sucedidos quando produzidos em paralelo com uma campanha de marketing online para levar os clientes a um website.

Quando o papel e os pixels se juntam, acontecem coisas espantosas. Isto é ainda mais fácil com códigos QR dinâmicos, realidade aumentada (AR) e comunicação de campo próxima (NFC) que oferecem experiências interactivas que saltam da página.

Avanços poderosos como estes são a razão pela qual os retalhistas continuam a utilizar catálogos para atrair clientes para o seu website e fidelizar os clientes.

Quer o seu público seja tradicional ou jovem, com conhecimento digital, os catálogos impressos apelam a todos os tipos de clientes, com um encanto especial que os torna uma ferramenta publicitária única.

2- Um catálogo, múltiplas estratégias

É importante ter em mente que cada catálogo é uma forma de representar a sua marca. Deve mostrar claramente o que a sua empresa oferece e, ao mesmo tempo, encorajar as pessoas a abri-la e obter mais informações.

Informativo: os catálogos informativos com muito texto destinam-se a educar ou fornecer informações. Pode ser algo como uma revista que descreve os detalhes das últimas notícias da sua empresa e os benefícios que os seus produtos e serviços oferecem.

Estes catálogos servem principalmente para fornecer valor. Os catálogos deste tipo não se destinam a fazer vendas directas, mas sim a estabelecer uma certa voz e identidade para a sua marca que, espera-se, seja útil mais tarde para encorajar os clientes a comprar-lhe.

Promocional – O tipo com que está provavelmente mais familiarizado. Estes são os exemplos padrão em que provavelmente pensa quando ouve ou lê a palavra catálogo. Tradicionalmente, apresentam uma selecção de artigos ou serviços oferecidos por uma empresa.

Para fins puramente promocionais, podem ter vários objectivos, tais como aumentar as vendas de uma determinada categoria de produtos ou anunciar uma nova oferta especial. Os catálogos promocionais podem mesmo destacar toda uma categoria de produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Catálogos de serviços – Este é um tipo de catálogo mais específico, destinado exclusivamente a empresas que oferecem serviços em vez de produtos. Os objectivos deste tipo de catálogo são geralmente levar os leitores a telefonar, visitar um website ou contactar o seu negócio para obter uma cotação ou marcar uma consulta.

Focados em categorias ou tópicos – referem-se geralmente a uma divisão específica do seu negócio ou a uma linha de produtos específica que oferece. São normalmente marcados individualmente e reflectem a oferta da divisão que representam. Por exemplo, uma empresa de fabrico de portas pode publicar um catálogo exclusivamente para maçanetas de portas.

Catálogo de linha completa – Estes catálogos listam todos os produtos e serviços que a sua empresa oferece, para que o leitor possa consultar rapidamente o preço de um produto ou serviço específico. Estes tipos de catálogos têm frequentemente formulários de envio para os leitores encomendarem por correio.

Estudos mostram que os catálogos que incluem conteúdos para expressar a personalidade de uma marca têm o potencial de aumentar as vendas. De facto, 65% dizem que irão ler esse conteúdo adicional. Isto pode incluir histórias sobre como o produto é utilizado, como o seu negócio começou, e perfis de clientes ou empregados.

Independentemente do tipo de catálogo que complementa o seu negócio, é importante escolher um que se ajuste aos seus objectivos actuais. Quer seja o conhecimento da marca, a construção de credibilidade ou o aumento das vendas, eles podem apoiar eficazmente a sua estratégia de marketing.

3- Ofereça uma experiência única aos seus clientes

Desde a sensação do papel na ponta dos dedos até ao brilho visual das imagens, os catálogos oferecem aos leitores uma experiência multidimensional que estimula os múltiplos sentidos. Mesmo o cheiro a tinta fresca pode ser intoxicante para os clientes.

Fáceis de consumir, os catálogos oferecem a oportunidade aos potenciais clientes de parar e desfrutar da experiência de ser transportado através dos seus serviços, tudo isto enquanto bebe uma chávena de café ou se desloca para o trabalho.

Considere testar diferentes formatos e tamanhos especiais do seu catálogo para ver aquilo a que os seus clientes respondem melhor. A utilização de técnicas de impressão inovadoras, tais como a gravação em relevo e a estampagem, juntamente com um tipo de papel luxuosamente denso, irá criar algo que o digital simplesmente não consegue.

É essencial passar algum tempo a analisar o desempenho da sua campanha de marketing de catálogo. Com o conhecimento de que potenciais clientes vêm de onde, poderá avaliar melhor se os seus catálogos estão a cumprir os objectivos definidos.

Pelo caminho, deve tentar conhecer melhor o seu público e utilizar esta informação para afinar o próximo catálogo para um resultado ainda melhor.

Seja qual for a empresa de impressão que escolher, certifique-se de seleccionar uma que possa realmente oferecer a mais alta qualidade de impressão e publicidade especializada.

Os catálogos actuais são instrumentos de marketing incontestáveis, mesmo para aqueles que querem ficar verdes. Já não é uma rivalidade entre o digital e o impresso. Trata-se de utilizar os pontos fortes de cada meio para criar um compromisso que satisfaça o seu cliente (e os resultados da sua empresa).

As empresas estão a aperceber-se da importância que a publicidade impressa continua a ter hoje em dia para atingir o maior número de potenciais clientes.

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