10 Chaves para uma Publicidade Efectiva em Cartões Postais

Publicidade con cartoes postais personalizados.

A publicidade de cartões postais pode ser irresistível e uma excelente forma de captar a atenção de alguém. Os cartões postais são também uma óptima forma de

  • Gerar pistas de vendas.
  • Promover ofertas especiais ou cupões.
  • Introduzir um novo produto ou serviço.
  • Manter o contacto com os clientes existentes.
  • Conduzir o tráfego para um website.
  • Testar várias mensagens e ofertas.

Praticamente 100% dos cartões postais são lidos e a razão é simples:

O correio em envelopes tem de ser aberto primeiro para ser lido. As pessoas normalmente limitam-se a olhar para o envelope, decidem que não estão interessadas e seguem em frente. Pelo contrário, um postal já está “aberto”, pronto a ser lido e, no mínimo, a mensagem será vista – por mais rápida que seja – pelo destinatário.

Os cartões postais são a forma mais barata de correio directo actualmente, são fáceis de criar, e tendem a gerar uma taxa de resposta elevada.

Combine todos estes factores e não é de admirar que as empresas utilizem hoje em dia cartões postais como um instrumento de marketing tremendamente poderoso.

Os segredos de uma publicidade de cartões postais bem sucedida

Não existe uma fórmula exacta para fazer da campanha publicitária do seu postal um sucesso, mas vamos descrever os elementos chave que devem ser incluídos no desenho do seu postal se quiser que este capte a atenção dos seus clientes e o ajude a alcançar os seus objectivos comerciais.

1- Use uma manchete que prende a atenção

Usar um cabeçalho claro que descreva exactamente em que consiste o produto ou serviço, ou o problema que resolve. NÃO tente ser demasiado abstracto.

Os seus clientes devem poder ver o e-mail para ter uma boa ideia da sua oferta sem ter de adivinhar e ler o resto da carta.

A utilização de uma manchete accionável ajudará a reforçar a acção que precisam de levar a cabo desde o início.

Alguns exemplos de manchetes eficazes são

Venda a sua casa e receba mais 20%
Junte-se ao ginásio dirigido por e para as mães ocupadas

2- O poder da chamada à acção

Um imperativo na concepção de publicidade eficaz é o apelo à acção.

Que acção quer que o leitor tome depois de ler o seu postal? Quer que lhe liguem? Visite o seu sítio Web? Vá à sua loja?

Uma vez decidido isto, termine com uma direcção clara sobre o que devem fazer. Curto e rombo, pode utilizá-lo várias vezes no cartão para reforçar a acção.

Aqui estão alguns exemplos de chamadas à acção:

  • Marque já a sua consulta gratuita em www.mipagina.com
  • Reserve o seu lugar antes de 11 de Junho
  • Ligue 123-1234-1234 para marcar a sua primeira consulta gratuita
  • Descarregue a aplicação para começar a poupar hoje

3- Imagens profissionais e relevantes
A imagem utilizada na frente do cartão postal tem dois objectivos. Para chamar a atenção, e para comunicar ao leitor o que é o seu postal (para apoiar a manchete). Um erro comum é concentrar-se apenas num deles, em detrimento do outro.

Por exemplo, um postal sobre uma propriedade imobiliária deve ter uma foto de uma casa claramente visível. Um cartão postal sobre um aspirador de pó deve mostrar o produto.

Certifique-se de que a imagem que utiliza é nítida e clara, com cores marcantes que se destacam.

4- A oferta

Cada postal deve incluir uma oferta que sirva de isco para encorajar o cliente a agir. Coloque-se no lugar do cliente e pergunte a si mesmo qual seria a oferta que realmente chamaria a sua atenção o suficiente para que eles tomassem medidas.

Lembre-se de que o seu cliente está ocupado e não pensa em si o tempo todo, tem a sua atenção, por isso aproveite-a ao máximo.

5- Não se esqueça dos seus dados de contacto

Isto pode ser óbvio, mas é uma dica muito básica. Não se esqueça de incluir as suas informações de contacto e o nome/logotipo da sua empresa.

Certifique-se de que a sua marca é clara, porque a publicidade em cartão postal é um dos meios mais eficazes de gerar uma notoriedade memorável da marca.

6- Vender benefícios, não características

As pessoas não compram características, elas compram benefícios. Quando alguém compra um berbequim, não o compra porque tem uma certa velocidade. Compram-no porque cria um buraco, porque os ajuda a colocar a moldura na parede.

Falemos então sobre o buraco.

Aqui estão alguns exemplos de como tomar as características dos produtos e serviços e transformá-los em benefícios:

  • Limpeza da casa: Recupere o seu tempo livre deixando a nossa equipa de limpeza profissional cuidar da sua casa depois do trabalho, para que possa passar melhor o seu tempo a fazer o que gosta.
  • Serviço de contabilidade: Pare de se preocupar com os seus retornos anuais, podemos ajudá-lo a poupar tempo para que possa concentrar-se no que é realmente importante para fazer crescer o seu negócio.

7- Concentre-se numa mensagem

Não tente comunicar demasiada informação no seu cartão postal. Concentrar-se numa ideia chave e levar o leitor a tomar uma acção clara. Dar demasiada informação irá sobrecarregar o leitor e torná-los menos propensos a agir.

Um erro que a maioria das empresas comete quando a publicidade está a tentar anunciar várias coisas ao mesmo tempo, o que a torna muito menos eficaz, pois saturamos os nossos potenciais clientes com demasiada informação, o que os pode fazer esquecer o que lhes dissemos.

8- Resultados das medidas

Como com todo o marketing, deve medir o sucesso da sua campanha. A forma de o fazer dependerá do objectivo e da acção desejada dos postais. Aqui estão algumas formas de medir as conversões:

  • Número de telefone rastreado: utilizar software de rastreio de chamadas para incluir números de telefone únicos para a campanha.
  • Utilize um cupão ou código de promoção específico para a sua oferta.
  • Códigos QR – Pode incluir automaticamente códigos QR que redireccionam para o seu sítio web. Desta forma, pode verificar quem está a aceder a eles.
  • URLs únicos e curtos – Utilizar URLs únicos e combiná-los com uma oferta atraente para encorajar o cliente a visitar um endereço web específico é uma forma útil de acompanhar o sucesso da sua campanha.


Lembre-se que o seguimento não só lhe diz se a sua campanha está a funcionar, mas também lhe permite testar diferentes variações e ver o que funciona melhor.

Se não medir o sucesso da sua campanha publicitária, é-lhe impossível saber o que funciona ou o que falha e estará a deixar tudo ao acaso.

9- Escolha o público certo

Quem é o cliente ideal para os seus produtos e serviços, quem podem eles ajudar e quem pode estar interessado em comprá-los? Estas questões são fundamentais para qualquer campanha publicitária bem sucedida, seja com cartões postais ou qualquer outro produto.

Defina o seu público em profundidade. Sexo, faixa etária, gostos, gostos, hobbies, preferências, aversões e toda a informação que possa recolher.

Quanto mais informação tiver, mais exacta será a sua mensagem e melhor se ligará ao seu público.

10- Personalizar cada cartão postal

Personalizar cada cartão postal é uma forma incrivelmente eficaz de assegurar a atenção e aumentar a eficácia da sua campanha.

Quando as pessoas vêem o seu nome em letras grandes e ousadas num postal, é mais provável que prestem atenção, pois sentem que se trata de uma mensagem que fala directamente com essa pessoa.

A personalização é sem dúvida um dos elementos publicitários mais poderosos que a maioria das empresas não tem em conta.

Fazer os seus clientes sentir que está a falar directamente com eles aumenta o sucesso da sua campanha publicitária de cartões postais.

Quer fazer com que os seus clientes se apaixonem com publicidade a cartões postais? Contacte-nos agora

Se procura uma forma eficaz de alcançar novos clientes e tornar os seus produtos e serviços conhecidos, a publicidade em cartão postal é perfeita para si.

Na Colorprinter sabemos que imprimir postais não é suficiente, é necessário criar um postal único e pessoal que capte a atenção dos seus potenciais clientes e transmita os valores da sua marca.

É por isso que lhe oferecemos a nossa equipa de consultores publicitários, que o ajudarão a criar uma campanha de cartões postais à medida do seu negócio.

Preencha o formulário e fale-nos de si e do seu negócio, do sector em que trabalha, dos produtos e serviços que oferece, dos objectivos que pretende atingir e de quaisquer outros detalhes que considere importantes.

Contacte-nos agora e descubra porque somos a empresa especializada em marketing e impressão publicitária em que confiam as empresas que querem fazer a diferença.