Apesar de todos os avanços tecnológicos, os cartões de visita continuam a ser insubstituíveis. Parece que nenhuma quantidade de automatização vai tomar o seu lugar.
A maioria dos funcionários da empresa mantêm alguns cartões no bolso e entregam-nos quando apertam a mão ao potencial cliente. Os cartões são úteis para promover negócios durante uma feira comercial, seminário, ou reunião de negócios.
Os cartões de visita fazem parte do exercício de branding que os marqueteiros levam a cabo para vencer a concorrência. Os cartões não contêm apenas dados de contacto, tais como endereço de correio electrónico, número de telefone, endereço de website, e outros.
Os estrategas inteligentes transformam os cartões em designs impressionantes com a ajuda de modelos de cartões de visita. O desenho fala favoravelmente para um negócio. Cada elemento de desenho como cor, tipo de letra, espaço, imagem, logotipo, etc. tem o seu uso planeado no cartão para o impacto desejado.
Para clientes e clientes em geral, os cartões de visita são uma janela para espreitar a possível qualidade dos produtos ou serviços de uma empresa. A importância é evidente a partir de alguns factos gritantes. De acordo com um estudo, um esmagador 72% das pessoas formam uma opinião sobre uma empresa baseada na qualidade do seu cartão de visita.
Portanto, é evidente que o cartão de visita pode fazer ou quebrar o seu negócio. Perderá muitos clientes se o papel do cartão não tiver um tamanho de cartão de visita perfeito, demasiado fino e o seu design não os impressionar.
Porque é que os cartões de visita são importantes para o seu negócio?
1- Facilidade de fornecer detalhes de contacto
Uma razão para os cartões de visita ainda em circulação é o facto de fornecerem informações de contacto com facilidade. A informação de contacto de uma empresa é vital para os clientes. Todos os seus dados de contacto, tais como endereço de correio electrónico e número de telefone, estão disponíveis no cartão.
O destinatário pode colocar o cartão facilmente numa carteira ou gaveta de escritório. Estes cartões são assim úteis para descobrir rapidamente os detalhes de uma empresa.
Alguns dispositivos digitais tais como iPhones e telefones Android podem enviar informações para outro telefone. Mas isso só acontece quando o outro dispositivo é compatível. Nem todos os seus potenciais clientes podem ter telefones compatíveis. Isso torna estes cartões essenciais para todas as empresas.
2- Criar uma boa primeira impressão
Todos os negócios seriamente conduzidos devem captar a atenção dos seus clientes alvo. A capacidade de atenção das pessoas já está a aumentar devido a muitas distracções. Portanto, a primeira impressão instantânea sobre um público alvo torna-se ainda mais essencial.
Um design atraente e bem pensado do cartão de visita chama a atenção e constrói uma impressão favorável de um negócio. Um logótipo de empresa, detalhes da empresa com bom gosto, utilização das cores e tipo de letra certos dão certamente ao cartão um aspecto profissional. Torna uma marca reconhecível para os clientes.
3- Dá um toque pessoal
Ao entregar um cartão de visita, os clientes não recebem apenas os dados de contacto. Muitos apertos de mão vão com a troca destes cartões. Ambas as partes agradecem e cumprimentam-se mutuamente.
Além disso, passam um bom tempo enquanto conversam e se conectam bem. Partilham as suas informações de contacto através dos cartões, num ambiente amigável. Este carinho ajuda a construir uma relação com um cliente.
No entanto, não se esqueça que a qualidade dos cartões é importante. Embora o calor pessoal na partilha dos cartões seja necessário, o seu material de qualidade e o seu design lembram os clientes do seu profissionalismo.
4- Um poderoso instrumento de marketing directo
Um cartão de visita personalizado moderno é uma ferramenta de marketing directo. Embora a optimização dos motores de busca, o marketing por correio electrónico e outros métodos de marketing busquem leads e potenciais clientes, os cartões de visita continuam a ser mais eficazes. Isto é devido à reunião presencial que acompanha a partilha dos cartões.
Quando encontrar um potencial cliente principal em qualquer lugar, incluindo em salas de espera de aeroportos e conferências industriais, basta dar-lhes o seu cartão. Basta ter alguns cartões sempre no seu bolso para os distribuir e prospectar directamente onde quer que os encontre.
5- Constrói confiança
Devido a um ambiente de mercado altamente competitivo, os clientes devem ter confiança numa empresa e nos seus produtos. Se não tiverem confiança nas ofertas de uma empresa, apenas comprarão. Os cartões de visita podem, até certo ponto, colmatar esse défice de confiança.
Uma vez que há muito calor e saudações pessoais trocadas ao partilhar os cartões, isso ajuda a construir uma quantidade justa de confiança. Além disso, um desenhador gráfico profissional sabe como incorporar cores, etc. no desenho do cartão para evocar confiança. Um desenho de cartão que aparece como organizado fala bem para o negócio.
6- Contacte directamente os seus clientes
A maioria das empresas acontece virtualmente no mundo digital de hoje. Isto tem ajudado a expandir tremendamente a rede de empresas. É possível fazer contacto virtual com centenas de pessoas através de e-mails, etc., rapidamente.
Mas isto elimina as hipóteses de conhecer pessoalmente os clientes. Não há alternativa à rede presencial que tem sido o comprovado método convencional de construir relações.
Os cartões de visita desempenham um papel significativo na criação de oportunidades. Ajudam a aumentar as vendas devido ao poder do networking pessoal. Lembre-se que com um sólido plano de networking, o seu negócio pode construir uma verdadeira identidade de marca.
Os cartões de visita ajudam significativamente na criação de uma cadeia de relações pessoais.
Assim, estas são as principais razões para empresas de todas as escalas, que devem utilizar o poder dos cartões de visita para o seu crescimento.
Mas os resultados dependerão da sua capacidade de explorar o potencial dos cartões de visita na construção da sua rede. Estes são, sem dúvida, grandes ferramentas de marketing se os conseguir fazer como parte do seu plano de marketing global.
7- Torne o seu negócio referível
Os cartões de visita devem também mencionar as competências que você ou a sua empresa possui. Não basta dar o nome e os dados de contacto da sua empresa. Se o seu cartão informar o destinatário sobre as suas competências extra, ajuda a criar referências.
A pessoa destinatária pode referir o seu negócio e as suas competências a alguém que esteja à procura desse conjunto de competências. Isto é importante que se depare com pessoas de diferentes origens. Eles podem encaminhar o seu negócio para outras pessoas.
Mas primeiro, certifique-se de que o desenho do seu cartão é suficientemente bom para obrigar as pessoas a referirem-se. Assim, contrate um fornecedor de serviços de design gráfico competente que possa criar o impacto desejado a partir do design.
Use os elementos de cores, texto, imagens e logótipos sabiamente para transmitir eficazmente a mensagem da sua marca. Se o destinatário do cartão ficar impressionado, as suas hipóteses de conseguir mais referências são maiores.