Publicidade para Cabeleireiros. O que funciona? 6 chaves para a marketing para cabeleireiros

Publicidades para cabelereiro.

Se tiver um salão de cabeleireiro e quiser conhecer as chaves para atrair novos clientes e fazer o seu negócio crescer, neste artigo vamos detalhar 7 chaves importantes que precisa de ter em conta e que o ajudarão a alcançar os seus objectivos e a diferenciar-se da concorrência.

1- Permitir reserva em linha

Já alguma vez se perguntou como se promover como cabeleireiro? A reserva online é uma das estratégias de marketing mais populares entre os cabeleireiros. É uma abordagem moderna à reserva que facilita a vida aos potenciais clientes.

Aqui estão algumas vantagens da reserva online que deve considerar ao conceptualizar o seu plano de marketing digital.

Aumenta a sua disponibilidade e poupa-lhe tempo

Pode estar fora do escritório e não poder atender o telefone. A sua plataforma de reservas online, por outro lado, facilita aos potenciais clientes a marcação de uma consulta logo de manhã, logo à noite ou nos dias em que o seu salão está fechado.

Permitir reservas online é uma forma simples de facilitar a vida aos seus clientes e oferecer-lhes um melhor serviço sem exigir muito esforço da sua parte.

Pagamentos mais rápidos

A reserva online torna os pagamentos mais rápidos e fáceis. Normalmente, as plataformas pedem aos potenciais clientes que introduzam os dados do seu cartão ou paguem antecipadamente pelos serviços. Não mais ter de lidar com cartões de crédito quando é hora da marcação.

Mais clientes

Quando a reserva é fácil e rápida, vai encontrar-se com novos clientes. Se for proprietário de um salão a solo, tenha em mente que embora esta técnica de marketing para cabeleireiros funcione bem, deve evitar marcações duplas ou marcações tão frequentes que se esgotam.

2- Construa a sua presença nas redes sociais

A construção da sua presença nas redes sociais é uma das ideias de marketing mais populares para cabeleireiros. Se a sua cabeça está a girar com demasiadas opções, escolha uma plataforma de meios de comunicação social pela qual seja apaixonado. Os cabeleireiros que gostam de escrever curtos e rápidos conteúdos por vezes voltam-se para o Twitter, enquanto os entusiastas de fotografia e vídeo podem usar o Instagram.

Uma página do Facebook nas redes sociais é uma óptima forma de divulgar o seu trabalho e de se tornar facilmente acessível a potenciais clientes. Pode também listar a sua área de especialização na sua biografia Instagram, no Twitter ou na sua página do Facebook para que os potenciais clientes saibam exactamente o que oferece.

As suas contas nos meios de comunicação social são também um local maravilhoso para partilhar promoções ou notícias interessantes. Eles irão mantê-lo em contacto com os seus clientes, que é um dos principais componentes de uma estratégia publicitária para cabeleireiros.

Que melhor forma de aumentar a sua lista de clientes do que através da sua família e amigos? Com uma rápida troca de meios de comunicação social, os seus amigos – e os amigos dos seus amigos – podem reservar os seus serviços.

Basta pedir à sua família ou amigos que partilhem os seus postos nas redes sociais e descobrirá o potencial das redes sociais para fazer crescer o seu negócio e conseguir novos clientes.

3- Criar um website profissional

As redes sociais permitem-lhe mostrar o seu trabalho e alcançar milhares de pessoas rápida e facilmente, mas um website profissional pode dar-lhe aquele toque extra que o distingue da sua concorrência.

No seu website pode adicionar uma galeria do seu melhor trabalho para que todos os que o visitam possam ver exemplos do que faz.

Também lhe permite acrescentar uma secção para solicitar compromissos online, o que é muito importante, como já detalhámos no primeiro ponto.

Mas o mais importante, permite-lhe posicionar-se na Internet a um nível local. Imagine que tem um cabeleireiro no centro de Madrid. Graças a SEO, pode fazer aparecer o seu sítio web quando alguém procura “o centro de cabeleireiro de Lisboa” ou “o cabeleireiro no centro de Lisboa”.

4- Criar uma marca poderosa

Uma boa marca pode ser benéfica de muitas maneiras. Pode elevar a sua marca, construir o seu estilo, diferenciá-lo da concorrência e também aumentar a lealdade do cliente.

Antes de se lançar no seu derradeiro plano de marketing de salão, pense no seu público-alvo. Poderá ser um estilista a tentar atrair clientes que procuram tranças ou um barbeiro especializado em barbear. Definir claramente o que oferece e o que faz ajudará a atrair clientes mais facilmente.

Ao elaborar a sua mensagem pessoal de marca, tente incorporá-la nos seguintes elementos:

  • Cartões de visita
  • Website ou carteira
  • Plataformas de redes sociais
  • Logótipo
  • Material impresso (tais como banners, brochuras e cartões de fidelidade).

5- Criar um programa de fidelidade

Os programas de fidelização de clientes são uma das mais eficazes ideias publicitárias de salão que pode aplicar imediatamente ao seu negócio.

A escolha do programa certo depende de si e da sua marca, mas aqui estão alguns dos tipos mais populares a considerar.

  • Cartões perfurados: Embora não tenha de haver necessariamente cartões perfurados, é basicamente oferecer um serviço gratuito adicional uma vez que uma pessoa tenha adquirido “X” número de serviços. Um exemplo seria um corte ou penteado grátis para cada 10 penteados ou cortes de cabelo.
  • Cartões de desconto: Sempre que o seu cliente o visita, é-lhe dado um cartão com um determinado montante de desconto no seu próximo serviço ou um serviço em que possa estar interessado.
  • Programas de pontos: Gastar uma certa quantidade de serviços antecipadamente e recolher recompensas de fidelidade do cliente numa data posterior. Quanto mais clientes gastam, mais pontos acumulam.
  • Promoções de referência: Se estiver a pensar como conseguir novos clientes como cabeleireiro ou maquilhador, as promoções de referência são uma das melhores formas. Não só impulsionam a sua marca pessoal e aumentam a fidelidade dos clientes, como também ajudam na publicidade boca-a-boca. Tem clientes actuais que possam estar interessados em espalhar a palavra à sua família ou amigos? Oferecer uma recompensa de referência se esse membro da família ou amigo o acompanhar (tal como uma certa percentagem do seu próximo corte, um serviço gratuito ou um produto de cuidado do cabelo).

7- Imprima publicidade, a arma mais eficaz para o seu salão

Vivemos num mundo onde parece que tudo gira em torno da Internet e do digital, mas a verdade é que a publicidade impressa continua a ser tão eficaz como sempre, e não só isso, oferece melhores resultados do que qualquer tipo de publicidade online.

Flyers, catálogos, cartões de visita ou cabides de porta são alguns dos produtos publicitários que podem ajudá-lo a aumentar as vendas e obter mais clientes para o seu salão.

São uma forma barata e muito eficaz de anunciar a abertura do seu negócio, descontos e promoções especiais.

Quer fazer com que os seus clientes se apaixonem pela publicidade do seu salão?


Não basta publicitar o seu salão de cabeleireiro, é preciso engatar os seus potenciais clientes desde o primeiro momento. É por isso que na Colorprinter lhe oferecemos a nossa equipa de consultores de publicidade para o ajudar a tirar o máximo partido dos seus produtos publicitários impressos.

Preencha o formulário e informe-nos sobre o seu salão de cabeleireiro, que tipo de produtos e serviços oferece, o tipo de clientela que pretende atingir, os seus objectivos comerciais e quaisquer outros detalhes que considere importantes.

Contacte-nos agora e descubra porque somos a empresa gráfica em que confiam empresas e profissionais que querem fazer a diferença e fazer crescer o seu negócio.