Avançar para o conteúdo

Como desenhar e imprimir pastas corporativas

    Imprimir pastas com abas personalizadas.

    Primeiro mostrar-lhe-emos como desenhar pastas corporativas para a sua empresa. Mais tarde dir-lhe-emos como imprimir pastas personalizadas.

    Imprimir pastas com abas personalizadas.

    Dicas para a desenhar pastas corporativas

    Um produto como as pastas corporativas pode alterar a ordem de um escritório, o sentido de pertença dos empregados e tornar-se uma carta de apresentação elegante e profissional para os seus clientes.

    Dito isto, 50% do sucesso de qualquer pasta é o design. Assim, comecemos a definir alguns conceitos e a fornecer algumas dicas para aprender a conceber pastas empresariais atractivas e de impacto.

    O nosso conselho principal é que siga à risca a sua identidade corporativa. Ou seja, as cores básicas da sua empresa, a sua tipografia e qualquer outro aspecto visual. Desta forma, os clientes ou empregados reconhecerão instantaneamente a marca e esta estará mais presente nas suas mentes cada vez que a virem novamente.

    Outra coisa a ter em mente sobre a concepção de pastas corporativas é a organização do conteúdo. Se acrescentar um design confuso, caótico ou cheio de informação, os clientes não reconhecerão a sua marca ou nem sequer serão capazes de diferenciar os detalhes de contacto e o logótipo. Cuide do lado frontal fazendo um desenho limpo, com uma imagem representativa ou um fundo minimalista com as cores da empresa e o seu logótipo. No verso, adicione as suas informações de contacto na parte inferior e, se desejar, um directório dos seus serviços na parte superior.

    O que deve incluir na concepção das pastas da sua empresa?

    • Cores corporativas (fundo e texto)
    • Tipografia corporativa
    • Logótipo (frente grande e costas pequenas)
    • Slogan (se tiver um)
    • Directório de serviços (opcional no verso)
    • Endereço
    • Números de telefone
    • Endereço de correio electrónico
    • Sítio Web
    • Meios de comunicação social
    • Qualquer outra formalidade

    Como desenhar uma pasta corporativa em ilustrador

    Se quiser saber como desenhar uma pasta corporativa em ilustrador, só tem de seguir estes simples passos:

    1.Descarregar o modelo gratuito: Se quiser acelerar o processo, pode solicitar o modelo para o desenho à sua impressora de confiança, para que já tenha mais de 50% do trabalho realizado. Na Colorprinter fornecemos gratuitamente. Abaixo encontrará o modelo de como desenhar uma pasta corporativa em ilustrador. O ficheiro .pdf com as orientações e margens adequadas para a impressão.

    2.Incluir um fundo: Pode desenhar um rectângulo do mesmo tamanho para cada parte da pasta e colocar fundos diferentes. Recomendamos que utilize um para toda a pasta e mais tarde inclua vectores para personalizar cada parte. Utilizar a máscara de recorte com a linha azul do modelo para ter o fundo no tamanho certo.


    3.Adicionar o logótipo da empresa: Vectorise o logótipo da empresa, ou se já o tiver, adicione-o ao seu artboard. Agora coloque-a na parte central ou superior da pasta. A imagem principal da marca deve ser sempre visível. Na parte de trás pode também colocá-lo junto aos dados de contacto (canto inferior esquerdo do ficheiro).

    4.Adicionar imagens vectoriais ou fotografias: As imagens que adicionar devem ser vectoriais, para evitar qualquer pixel ou baixa resolução em qualquer parte do seu desenho. Pode encontrar uma grande quantidade de vectores gratuitos e pagos no freepik.

    5.Dados de contacto: Como dissemos no passo anterior, não se esqueça de escrever os seus dados de contacto, tais como telefone, morada e e-mail. Incluir também ícones dos meios de comunicação social, se os tiver. Recomendamos-lhe que descarregue a fonte TYPECOON REGULAR (cada letra é um símbolo de rede social, por exemplo o “F” será o ícone do Facebook).

    6.Expandir e delinear: Este é o último e mais importante passo para que nada no desenho da pasta corporativa se mova ou mude durante a impressão. Deve expandir todas as aparências do ficheiro e transformar todo o texto em contornos. (Olhe para a imagem para encontrar rapidamente esta opção).

    Como imprimir pastas corporativas

    Muitas empresas têm optado por levar a sua imagem cada vez mais a sério. É por isso que imprimir pastas corporativas e outros elementos de escritório de uma forma personalizada é uma proposta cada vez mais popular no âmbito dos manuais de identidade.

    A impressão de pastas é muito simples. Está dividido em três etapas principais.

    1. Impressão das folhas de papel revestido ou offset. As folhas de papel são impressas a cores em 1 ou 2 lados com o desenho que foi previamente realizado.
    2. Corte de matriz. Na Colorprinter utilizamos um cortador de matrizes especial para pastas com abas. Com a opção de uma coluna de 1mm e uma de 5mm. Dois moldes que resultam em cortes limpos, finos e de alta qualidade.
    3. Lubrificação. O vinco é feito em conjunto com o mesmo dado. Isto deixa algumas áreas da pasta com um vinco que permitirá que esta seja dobrada mais tarde. As graxas são feitas no centro e nas abas. A dobragem é feita manualmente. Isto resulta no melhor acabamento final.
    4. Embalagem plana. Para enviar as pastas da empresa para o cliente, estas são embaladas de forma plana.
    5. Dobragem à mão. O proprietário das pastas tratará da dobragem imediatamente antes da sua utilização. É muito fácil, graças às dobras pré-cortadas.


    Agora pode ter uma ideia mais rápida de como imprimir pastas corporativas. Com maquinaria de última geração e matrizes sempre imaculadas, terá a melhor impressão de pastas.

    Que tipos de pastas corporativas podem ser impressas?

    • Pastas de papelão com abas. Amplamente utilizado em escritórios de advocacia, agências imobiliárias e escritórios de empresas.
    • Pastas de papelão sem abas. Principalmente para poucos documentos, para os transportar de um lado do escritório da empresa para o outro.
    • Pastas de polipropileno ou de cartão. Ideal para academias, escolas e outras organizações que precisam de armazenar e transportar muita “papelada”.

    Na realidade, existem centenas de opções disponíveis para a impressão de pastas. Dependendo do seu orçamento e da sua usabilidade, recomendaremos uma ou outra opção.

    Stacked black documents at the office

    Conclusão sobre como desenhar e imprimir pastas corporativas

    Agora que tem uma ideia sobre a concepção e impressão de pastas empresariais, pode solicitar um orçamento personalizado à nossa empresa gráfica, Colorprinter.

    Os nossos consultores irão ajudá-lo a encontrar a pasta que melhor se adequa ao seu negócio e ao seu orçamento.