COMO FAZER UM CARTAZ PUBLICITÁRIO COMERCIAL EFICAZ

Como fazer um cartaz publicitario comercial.

Conceber um cartaz publicitário é uma coisa, mas conceber um que seja eficaz e atraia mais clientes para o seu negócio é outra questão completamente diferente.

Neste artigo vamos descrever que elementos são importantes na concepção de um cartaz, se quiser tirar o máximo partido do mesmo.

Os cartazes são ainda, juntamente com os panfletos, um dos produtos publicitários mais eficazes, mas muitas vezes subestimados pela maioria das empresas ou simplesmente acreditam que é suficiente imprimir cartazes e esperar que os clientes cheguem.

Se quiser tornar o seu negócio conhecido, alcançar um maior número de clientes, tornar os seus produtos e serviços conhecidos e vender mais, o design do seu cartaz é o aspecto mais importante, não o deixe ao acaso.

Qual é o objectivo do seu cartaz publicitário?

A primeira coisa que temos de ter em conta antes de conceber qualquer tipo de material publicitário é o objectivo que queremos alcançar.

Queremos que a pessoa que vê o cartaz visite as nossas instalações? Queremos que vá ao nosso website? Queremos que nos contacte por e-mail ou telefone?

O nosso objectivo nunca deve ser o de vender directamente através do cartaz, mas sim o de fazer um primeiro contacto.

É essencial ser claro sobre o que queremos alcançar, uma vez que definirá o design do nosso cartaz publicitário.

Que público pretende atingir?

Conhecer o perfil do seu cliente ideal permite-lhe preparar uma mensagem muito mais clara e directa que é mais fácil de ligar ao seu público-alvo. Não é a mesma coisa dirigir-se a um público infantil, a um público adulto ou a um sector profissional específico da população.

Que estilo prefere o seu público: um mais sério e formal ou um mais informal e casual? Quais são os seus desejos e objectivos? Como pode o seu produto ou serviço ajudá-los a melhorar as suas vidas?

Conheça o seu público em profundidade para que possa captar a sua atenção mais facilmente e ligar-se rapidamente.

Onde vai partilhar o seu cartaz?

A última coisa que deve fazer antes de conceber o seu cartaz é pensar onde é que ele vai ser partilhado.

Vai imprimi-lo e pendurá-lo na parede, ou simplesmente partilhá-lo com os seus seguidores nas redes sociais?

É importante decidir onde quer que o seu cartaz seja visto antes de iniciar o processo de concepção. Porque conceber para impressão não é o mesmo que conceber para um ambiente digital.

Alguns detalhes para o design de cartazes nas redes sociais

A concepção de um cartaz para a web tem menos restrições do que para a impressão. É uma grande oportunidade de fazer algo realmente divertido com o seu desenho. Ainda assim, há algumas directrizes que deve seguir.

Se quiser que o seu cartaz fique realmente bem nas redes sociais, dimensione-o adequadamente para a plataforma específica em que o está a promover.

Pode querer fazer algumas versões diferentes do seu cartaz para diferentes plataformas.

Lembre-se que a orientação quadrada ou de retrato é melhor visualizada no telemóvel. As pessoas estão habituadas a percorrer para cima e para baixo em mobilidade, em vez de lado a lado.

Estas são as dimensões ideais para cada uma das principais plataformas de comunicação social:

  • Facebook: 1200 x 628, ou 1200 x 1200 se quadrado.
  • Twitter: 1024 x 512
  • Instagram: 1080 x 1080, ou 1080 x 1350 para retrato
  • Interesse: Aqui tem mais margem de manobra em termos de comprimento, mas tente usar uma proporção de 2:3 para 1:3.5.

Comece com um modelo

Se não tiver muita experiência em design (ou qualquer outra, já agora), desenhar o seu próprio cartaz pode ser intimidante. Um modelo de cartaz dar-lhe-á uma base para criar o seu próprio desenho.

Comece por escolher um modelo que o ajudará a comunicar o objectivo do seu cartaz. Procure um modelo de cartaz que reflicta a imagem que pretende transmitir, tendo em conta a audiência que está a visar.

Aqui estão algumas coisas a considerar ao escolher um modelo de cartaz:

  • Procure um modelo de cartaz com um desenho adequado à sua visão e objectivos (por exemplo, colocação de cabeçalho, suportes de imagem, ícones, etc.).
  • Escolha um modelo de cartaz com as dimensões certas para onde vai partilhar o seu cartaz (por exemplo, impresso para colocar numa parede, no Facebook, numa campanha de marketing por e-mail, etc.).

Lembre-se que pode sempre personalizar os seus modelos se houver aspectos do desenho que não lhe agradam

Escolha a paleta de cores certa

Uma das primeiras coisas que alguém é susceptível de notar sobre o seu cartaz é o esquema de cores.

Na maioria dos casos, o esquema de cores correcto será óbvio. Por isso, não pense demais.

Por exemplo, se estiver a criar um cartaz para um evento de Inverno, um esquema de cores quente verde, vermelho e branco fará lembrar o Natal.

Se a sua empresa tem directrizes de marca rigorosas a seguir, pode incorporar as cores da marca no design do seu cartaz.

No entanto, se ainda estiver a lutar para criar um esquema de cor relevante, dê uma vista de olhos aos significados e emoções associadas a cada cor.

  • O azul está frequentemente associado à sabedoria, confiança e lealdade. Utilizar esta paleta de cores numa empresa, evento ou cartaz de marketing para a tornar muito profissional.
  • O verde está associado à energia, ao ambiente e à tranquilidade. Portanto, faz sentido utilizar uma paleta de cor verde numa organização sem fins lucrativos ou de angariação de fundos.
  • O vermelho está associado à força, coragem e alegria. É uma cor muito marcante que ajuda a captar a atenção muito facilmente.


Estes são apenas alguns exemplos das emoções e sensações associadas às cores, se quiser conhecer todos os detalhes, simbolismo e significados de cada cor, veja os nossos artigos sobre psicologia da cor.

Adicionar uma chamada à acção

Quando tiver a atenção da pessoa, o que quer que ela faça? Visite o seu website? Contacte a sua empresa?

Uma chamada à acção é uma pequena mensagem que diz à pessoa interessada no que está a oferecer qual é o próximo passo, por exemplo, “Ligue-nos agora e reserve o seu lugar”.

Não importa qual seja a finalidade do seu cartaz, lembre-se sempre de acrescentar uma chamada à acção que contrasta com as cores principais do seu cartaz para o fazer sobressair.

Utilizar uma variedade de fontes para criar hierarquias de informação.

A informação que escolher incluir no seu cartaz dependerá da finalidade do seu cartaz.

Mas se estiver a criar um cartaz bastante padrão, é melhor seguir uma hierarquia de informação.

Por exemplo, se estiver a criar um cartaz para um evento, as informações no seu cartaz devem ser lidas por esta ordem:

  • O nome do evento.
  • A data e a hora do evento.
  • Uma breve descrição do evento ou um slogan cativante.
  • O local do evento (se optar pela sua inclusão).
  • Uma simples chamada à acção, tal como um website, página de meios de comunicação social ou número de contacto.
  • O nome da sua empresa, departamento, organização, etc.

Utilizar diferentes tipos de fontes para destacar cada parte do conteúdo.

Como regra geral, utilize fontes fáceis de ler mesmo à distância, para aumentar a eficácia do seu painel publicitário.

Adicione ícones e símbolos para reforçar a mensagem do seu cartaz.
Os ícones são símbolos utilizados no design para representar conceitos. Os ícones são a forma perfeita de melhorar o design do seu cartaz.

Pode usar ícones para embelezar pontos e, em alguns casos, substituir texto.

São também excelentes para ilustrar ideias rapidamente. Ou pode mesmo fazer dos ícones o ponto focal do seu desenho.

  • Escolher ícones com um estilo consistente (espessura de linha, plana ou ilustrada, linear ou cheia).
  • Utilize os ícones com moderação e deixe muito espaço branco para o seu desenho respirar.
  • Adicione uma borda simples ou uma forma de fundo aos seus ícones.
  • Se substituir o texto por ícones, certifique-se de que o significado é muito óbvio.

Utilizar imagens e ilustrações de qualidade

Se planeia imprimir o seu cartaz ou aumentá-lo, é importante utilizar fotografias de alta qualidade. O mínimo desfoque ou pixelização tornar-se-á rapidamente um pesadelo, bem como a transmissão de uma imagem pouco profissional que pode dar uma má impressão da sua empresa.

Não importa se usa uma fotografia de stock ou uma que tenha tirado, todas elas devem ser muito nítidas e claras. Por vezes é melhor utilizar uma fotografia de stock profissional em vez de uma fotografia pessoal desfocada.

Hoje em dia há muitas fotografias de stock pagas e gratuitas disponíveis para usar no seu desenho de cartazes, por isso procure sempre fotografias de qualidade profissional para o seu trabalho.

Tenha em conta todos estes detalhes ao conceber o seu cartaz publicitário e asseguramos-lhe que terá na sua mão uma ferramenta muito poderosa para publicitar os seus produtos, serviços e eventos.

Estas dicas não são apenas aplicáveis para fazer um cartaz publicitário, são também válidas para o design de outros tipos de material publicitário, tais como folhetos, dípticos, trípticos, faixas, banners, etc.

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Se o que pretende é conceber um cartaz publicitário que não passe despercebido, que capte a atenção dos seus potenciais clientes e que o ajude a alcançar os seus objectivos comerciais, na Colorprinter oferecemos-lhe a nossa equipa criativa especializada em publicidade.

Contacte-nos agora, diga-nos um pouco sobre o seu negócio, em que sector trabalha, o público a que se dirige e toda a informação que considere necessária e os nossos designers encarregar-se-ão de criar um cartaz para si que reflicta perfeitamente a imagem da sua marca e a mensagem que pretende transmitir.